Imagem de Sindico e Administradores

Síndicos e profissionais de condomínio

Resgate de pessoas retidas na cabina.

Tente identificar em qual andar o elevador está parado perguntando ao usuário. Nunca tente localizar o equipamento abrindo as portas de pavimento. Acalme o usuário no interior da cabina informando que o resgate já está a caminho e que a cabina é um local seguro e não há risco de falta de ar. Chame o técnico de manutenção dos elevadores para realizar o resgate. O resgate de pessoas retidas no elevador só poderá ser feito pelo técnico de manutenção dos elevadores, pelo Corpo de Bombeiro da Polícia Militar ou órgão responsável que o substitua. Caso o condomínio possua a chave de abertura de porta, certifique-se que ela esteja em um local seguro com acesso somente de pessoas autorizadas.

Conferindo a segurança do elevador
O que checar no equipamento e o que exigir da empresa de manutenção

Responsabilidade do síndico sobre elevadores

Qual a responsabilidade do síndico perante a segurança e manutenção dos elevadores

Em casos de negligência ou imprudência na manutenção, que gerem acidentes ou danos ao equipamento, o síndico pode ser responsabilizado.

Como evitar problemas:

Providenciando a manutenção constante do equipamento, contanto sempre com uma empresa que tenha engenheiro responsável e técnicos devidamente treinados. Evite as empresas com valores de manutenção muito abaixo da média do mercado.

Dicas para manter o elevador em bom estado

1. Os usuários devem respeitar o limite de carga e o número de pessoas indicado. Isso é fundamental para não provocar avarias e, ao longo do tempo, sérios acidentes. Em caso de passageiro preso, jamais forçar a porta para sair!

2. Elevador não é lugar para brincar, pular, balançar, nem apertar inutilmente vários botões. Isso lembra também que responsáveis por crianças devem ter muita atenção. Crianças com menos de dez anos não devem andar sozinhas de elevador. Usuários com animais de estimação só podem transportá-los no colo ou em coleiras bem próximas ao corpo. Nunca se distancie do animal, pois a coleira pode se prender e o elevador dar partida, nunca abra a porta sem a presença do elevador; nunca interfira no abrir e fechar da porta (não apressar ou segurar); os botões de chamada devem ser acionados apenas uma vez; chame apenas um elevador; nunca fumar dentro do elevador.

3. Síndicos e administradores devem garantir que a manutenção mensal esteja conservando os equipamentos limpos, lubrificados, ajustados e sem presença de oxidação.

É de responsabilidade do condomínio garantir que os equipamentos fiquem livres de oscilações da energia e água (de chuva, de limpeza dos corredores, etc) para não danificar os seus componentes eletrônicos.

O que exigir de empresa de manutenção

– Exigir o registro na Prefeitura e desconfiar de preços muito abaixo dos oferecidos no mercado;
– Fazer constar no Contrato de Manutenção a revisão preventiva mensal dos elevadores e uma vistoria completa anual;
– Pedir, a cada inspeção, a ordem de serviço devidamente assinada;
– Verificar se a empresa tem um engenheiro responsável;
– Verificar se os engenheiros responsáveis possuem registro no CREA;
– Verificar se a empresa também possui registro no CREA.